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NEPIE - Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação
NEPIE
Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação
Coordenação: Profa. Dra. Kelly Russo e Profa. Dra. Gabriela Barbosa

O Núcleo de Estudos sobre Povos indígenas, Interculturalidade e Educação, NEPIIE, é formado por professores/as, alunos/as de Graduação, da Pós-Graduação e diferentes colaboradores/as que trabalham em conjunto para desenvolver disciplinas, pesquisas ou projetos extensionistas voltados para o debate sobre os direitos dos povos indígenas e a educação brasileira. Nossas atividades partem de diferentes preocupações: 1) aprofundar o debate sobre a interculturalidade e decolonialidade na educação tendo como enfoque a formação de professores indígenas e o desenvolvimento da educação escolar indígena no Brasil; 2) conhecer perspectivas pedagógicas e epistêmicas desenvolvidas por pesquisadores/as indígenas presentes em diferentes campos disciplinares; 3) analisar o desenvolvimento de políticas de ação afirmativa no tocante ao acesso e permanência de estudantes indígenas no Ensino Superior; 4) discutir a implementação da Lei 11.645/2008 tendo como foco a inclusão da História e Cultura dos Povos Indígenas nos currículos de Educação Básica; 5) investigar o processo de construção identitária e de luta por reconhecimento protagonizado por indígenas em contexto urbano, com ênfase nas regiões periféricas do estado do Rio de Janeiro. Para desenvolver estudos sobre esses temas, trabalhamos a partir de conceitos-chave tais como: identidade, etnicidade e relações interétnicas; interculturalidade crítica, plurilinguismo e educação; modernidade/decolonialidade; pedagogias ameríndias e processos educativos autóctones; currículo e a inclusão da temática indígena na escola.
Projetos de Pesquisas
A temática indígena na educação fundamental: Limites e possibilidades da lei 11.645/2008 no Rio de Janeiro
Investiga a implementação da Lei 11.645 no estado de Rio de Janeiro, procurando identificar as representações e as práticas de professores de escolas municipais e estaduais da região do Grande Rio (RJ).
Concepções de matemática: Do referencial curricular nacional para as escolas indígenas
Procura identificar e descrever o entendimento do Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas (RCNEI) sobre os conhecimentos e saberes matemáticos, sob a perspectiva da interculturalidade no contexto da educação escolar indígena.
Ser indígena na universidade: Afirmando identidades na periferia do Rio de Janeiro
Investiga as trajetórias de estudantes indígenas no ensino superior no estado do Rio de Janeiro.
A construção de conceitos matemáticos por professores Guarani e o desenvolvimento da educação escolar indígena no Rio de Janeiro
Investiga o processo de significação de conceitos constituintes dos campos de conteúdos matemáticos por professores Guarani Mbya (RJ), visando contribuir com as investigações do campo da educação escolar no Brasil.
Movimentos sociais, educação em direitos humanos e a afirmação das diferenças na escola pública brasileira
Projeto de pesquisa e de intervenção que buscou criar espaços de articulação entre movimentos sociais e profissionais da educação na busca por práticas pedagógicas relacionadas aos temas: educação em direitos humanos, diferenças culturais e educação intercultural.
Projetos de Extensão
A temática indígena na educação fundamental: Subsídios para a formação inicial e continuada de professores/as
O curso surgiu a partir da demanda de redes de ensino e de profissionais da educação interessados em qualificar suas reflexões e práticas tendo como foco a obrigatoriedade de inclusão da História e Cultura dos Povos Indígenas nos currículos da educação básica.
Núcleo de educação continuada - NEC
NEC se constitui como um Projeto de Extensão que desde 1997 desenvolve parceria com escolas e organizações não-governamentais para a formação inicial e continuada nas áreas de educação em direitos humanos.
Escolas indígenas Guarani Mbyá no estado do Rio de Janeiro: Formação de professores, discussão curricular e a produção de material didático no contexto intercultural e bilíngue
Este projeto situa-se no contexto de reivindicação de direitos sociais e políticos, sendo, neste caso específico, a luta por escolas diferenciadas e específicas, pleiteadas pelos movimentos de professores e lideranças indígenas Guarani Mbya de duas aldeias de Maricá, Rio de Janeiro.
Curso de Formação Continuada de Professores/as: POVOS INDÍGENAS NO RIO DE JANEIRO: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS, POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
O curso surgiu a partir da demanda de redes de ensino e de profissionais da educação interessados em produzir materiais didáticos e discutir práticas pedagógicas voltados para um debate crítico e condizente com as demandas contemporâneas dos povos indígenas no país.
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