Das periferias aos centros: Investigando desafios de liderança e desenvolvimento de estratégias de empoderamento
O projeto fará pesquisas com professores, diretores, funcionários, alunos e comunidades em escolas públicas que pertencem a distritos de Duque de Caxias, a fim de identificar os seus conhecimentos e expectativas sobre ensino, aprendizagem, liderança e direitos humanos.
"Diálogos Pedagógicos Internacionais e de Advocacy. Mulheres Líderes em Educação entre o local e o global"
Instiga as/os estudantes da Graduação da UERJ-FEBF e da Pós-Graduação em Educação da UFRRJ a acessarem e produzirem conhecimento dialógico. Objetivos – (1) Entrevistar scholars internacionais que integram o WLE – Women Leading Education Group (Grupo Mulheres Líderes em Educação) e Educadoras locais de Duque de Caxias e outros municípios da Baixada Fluminense para saber se e como cada um delas enfrenta pedagogicamente os estereótipos e as desigualdades de gênero e raça inerentes a práticas de ensino e de gestão nos espaços educacionais onde elas atuam. O fato da Proponente ser também membro do grupo WLE Group obriga a um posicionamento metodológico que combina técnicas capazes de atender a transdisciplinaridade de temas e a centralidade teórica da Interface Educação, Comunicação e Advocacy.
ODS 2-4-5 na Produção Científica da UERJ-FEBF (Duque de Caxias) e da USP-EACH (Leste). Periferias e a Agenda 2030
O Projeto ODS 2-4-5 adequa, adapta e estabelece parâmetros pragmáticos e também subjetivos, ìnerentes às instituições envolvidas (UERJ-FEBF em Duque de Caxias; PPG-Educ, Nova Iguaçu e USP-EACH-Leste) para descobrir se a sua produção interna (disciplinas e pesquisas em andamento) referem e/ou promovem os três (dentre 17) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos no âmbito das Nações Unidas. São eles: Combater (Erradicar) a Fome (ODS-2); oferecer Educação de Qualidade (ODS-4) e promover a Igualdade de Gênero (ODS-5). A amplitude de cada ODS não impede a sua verificação em escala específica e pode, justamente por isso, favorecer a sua divulgação; identificação de problemas localizados e busca de soluções teóricas e práticas para os temas que envolvem. Parceria: nPeriferias Grupo de Pesquisa do IEA-USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Financiamento: FAPERJ.
Conexões epistêmicas e estéticas na formação de educadoras(es) brasileiras(os) e sul-africanas(os) para a construção de uma educação antirracista. / Epistemic and aesthetic connections in the training of Brazilian and South African professors for the construction of an anti-racist education.
(Brasil: Universidade de São Paulo - Prof. Dr Rosenilton Silva Oliveira; Universidade Federal de São Paulo- Profa. Dra. Ellen de Lima Souza; Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Profa. Dra. Rosangela Malachias) - Equipe sul-africana – University of Western Cape: Prof. Dr. Beverley Thaver; Nosisi Percis Dlamini e Pumla Pamella Cutalele Maqhude (2021-2023). Apoio: FAPESP e NRF.
Pesquisa em andamento - Mestrado (PPGEDUC/UFRRJ)
Juliana de Araújo Gallo
A Construção de Espaços do Protagonismo Feminino na Baixada Fluminense.
Gisele da Conceição Castro de Oliveira
Agenda 2030 em uma Perspectiva Local: Interseccionalidades e Práticas Afetivas na Educação não Formal.
Leonardo Beliene Félix
Cinema, Negritude e Educação.
Simone Almeida de Oliveira
Negras e Femininas Vozes...Irmandades Negras Rio de Janeiro e São Paulo.
Vanessa Ladeira da Costa Silva
Juventudes Negras. Estudo histórico em um bairro periférico do Rio de Janeiro.
Pesquisa em andamento - Graduação da UERJ-FEBF
Joyce Gachet da Silva
Desvelando uma liderança feminina: educação não formal, direitos humanos em espaço religioso de matriz africana na BF, RJ, Brasil.
Tamires Bárbara de Souza
A vivência de alunas(os) negras(os) em escolas privadas na Zona Norte do estado do Rio de Janeiro.
Viviane Cristina de Jesus da Silva
Projeto ‘Há Esperança’ em um espaço não formal de educação... na comunidade da “Favelinha” no Parque Analândia/ São João de Meriti.
Pesquisas concluídas na Graduação da UERJ
Laudiléa Aparecida de Lourdes Laudino
Pessoas Negras Surdas e a Dupla Diferença.
Teresa Cristina dos Santos Balbino
Mulheres jovens líderes em educação e comunicação cinematográfica (Lu Brasil e Cine Clube Xuxu Comxis).
Miriam Conceição da Silva
Jovens Negras no YouTube.
Lucélia Santos
Literatura Negra na Educação Infantil.