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AFRODIÁSPORAS - Núcleo de Pesquisas sobre Mulheres Negras, Cultura Visual, Política e Educomunicação em Periferias Urbanas
NEPIE
Núcleo de Pesquisas sobre Mulheres Negras, Cultura Visual, Política e Educomunicação em Periferias Urbanas
Coordenação: Profa. Dra. Rosangela Malachias

O AFRODIÁSPORAS reúne pesquisadores/as universitários/as ou independentes, estudantes, membros de movimentos sociais ou de coletivos e demais interessados da comunidade fluminense que tenham como interesse a investigação sobre feminismo negro; mulheres negras; produção cultural, cultura visual e audiovisual que tenham agentes negros como protagonistas; fotografia e cinema negro e africano; processos de escolarização e de acesso ao ensino superior da população negra; estudo de trajetórias de sujeitos negros; pensamento de intelectuais negras/os, invisibilizadas/os pela academia.; a interface Comunicação e Educação nas relações étnico-raciais e de gênero; racismos; estudos de mídia; educomunicação; e práticas de advocacy.
Projetos de Pesquisas
Das periferias aos centros: Investigando desafios de liderança e desenvolvimento de estratégias de empoderamento
O projeto fará pesquisas com professores, diretores, funcionários, alunos e comunidades em escolas públicas que pertencem a distritos de Duque de Caxias, a fim de identificar os seus conhecimentos e expectativas sobre ensino, aprendizagem, liderança e direitos humanos.
"Diálogos Pedagógicos Internacionais e de Advocacy. Mulheres Líderes em Educação entre o local e o global"
Instiga as/os estudantes da Graduação da UERJ-FEBF e da Pós-Graduação em Educação da UFRRJ a acessarem e produzirem conhecimento dialógico. Objetivos – (1) Entrevistar scholars internacionais que integram o WLE – Women Leading Education Group (Grupo Mulheres Líderes em Educação) e Educadoras locais de Duque de Caxias e outros municípios da Baixada Fluminense para saber se e como cada um delas enfrenta pedagogicamente os estereótipos e as desigualdades de gênero e raça inerentes a práticas de ensino e de gestão nos espaços educacionais onde elas atuam. O fato da Proponente ser também membro do grupo WLE Group obriga a um posicionamento metodológico que combina técnicas capazes de atender a transdisciplinaridade de temas e a centralidade teórica da Interface Educação, Comunicação e Advocacy.
ODS 2-4-5 na Produção Científica da UERJ-FEBF (Duque de Caxias) e da USP-EACH (Leste). Periferias e a Agenda 2030
O Projeto ODS 2-4-5 adequa, adapta e estabelece parâmetros pragmáticos e também subjetivos, ìnerentes às instituições envolvidas (UERJ-FEBF em Duque de Caxias; PPG-Educ, Nova Iguaçu e USP-EACH-Leste) para descobrir se a sua produção interna (disciplinas e pesquisas em andamento) referem e/ou promovem os três (dentre 17) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos no âmbito das Nações Unidas. São eles: Combater (Erradicar) a Fome (ODS-2); oferecer Educação de Qualidade (ODS-4) e promover a Igualdade de Gênero (ODS-5). A amplitude de cada ODS não impede a sua verificação em escala específica e pode, justamente por isso, favorecer a sua divulgação; identificação de problemas localizados e busca de soluções teóricas e práticas para os temas que envolvem. Parceria: nPeriferias Grupo de Pesquisa do IEA-USP - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Financiamento: FAPERJ.
Conexões epistêmicas e estéticas na formação de educadoras(es) brasileiras(os) e sul-africanas(os) para a construção de uma educação antirracista. / Epistemic and aesthetic connections in the training of Brazilian and South African professors for the construction of an anti-racist education.
(Brasil: Universidade de São Paulo - Prof. Dr Rosenilton Silva Oliveira; Universidade Federal de São Paulo- Profa. Dra. Ellen de Lima Souza; Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Profa. Dra. Rosangela Malachias) - Equipe sul-africana – University of Western Cape: Prof. Dr. Beverley Thaver; Nosisi Percis Dlamini e Pumla Pamella Cutalele Maqhude (2021-2023). Apoio: FAPESP e NRF.
Parcerias
Profa. Dra Glória Maria Alves Ramos - UERJ-FEBF
Pesquisa: Docentes Negras nas Ciências Exatas.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3782487389347625

Profa. Dra. Ellen de Lima Souza - UNIFESP
Pesquisa: Infâncias Descolonizadoras.
Projeto: Epistemicídio na Morte do menino Miguel.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2996966307456495

Profa. Dra. Luciene Cecília Barbosa - SME-PMSP
Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo.
Pesquisa: Branquitude e teledramaturgia.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3778907776878152

Profa Dra. Édima de Souza Matos - UNOESTE
Comunicação e Saúde das Mulheres Negras.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5491848915126216

Profa. Dra. Filomena Maria Avelina Bomfim - UFSJ
Educomunicação.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9944918766869732

Profa. Dra. Luzia Aparecida Ferreira-Lia
Pós-doutora pela Escuela Nacional de Antropología e História do México. Pesquisa: Políticas Culturais em São Paulo e na América Latina.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4366284746568104

Pedagoga Maria Elizabeth Rosa dos Santos
Supervisora Secretaria de Educação de Mauá. Membro do WLE Women Leading Education Group.
http://www.thewle.com/wle-2017-conference--6th-international-women-leading-education-conference.html
Pesquisa em andamento - Mestrado (PPGEDUC/UFRRJ)
Juliana de Araújo Gallo
A Construção de Espaços do Protagonismo Feminino na Baixada Fluminense.

Gisele da Conceição Castro de Oliveira
Agenda 2030 em uma Perspectiva Local: Interseccionalidades e Práticas Afetivas na Educação não Formal.

Leonardo Beliene Félix
Cinema, Negritude e Educação.

Simone Almeida de Oliveira
Negras e Femininas Vozes...Irmandades Negras Rio de Janeiro e São Paulo.

Vanessa Ladeira da Costa Silva
Juventudes Negras. Estudo histórico em um bairro periférico do Rio de Janeiro.

Pesquisa em andamento - Graduação da UERJ-FEBF
Joyce Gachet da Silva
Desvelando uma liderança feminina: educação não formal, direitos humanos em espaço religioso de matriz africana na BF, RJ, Brasil.

Tamires Bárbara de Souza
A vivência de alunas(os) negras(os) em escolas privadas na Zona Norte do estado do Rio de Janeiro.

Viviane Cristina de Jesus da Silva
Projeto ‘Há Esperança’ em um espaço não formal de educação... na comunidade da “Favelinha” no Parque Analândia/ São João de Meriti.

Pesquisas concluídas na Graduação da UERJ
Laudiléa Aparecida de Lourdes Laudino
Pessoas Negras Surdas e a Dupla Diferença.

Teresa Cristina dos Santos Balbino
Mulheres jovens líderes em educação e comunicação cinematográfica (Lu Brasil e Cine Clube Xuxu Comxis).

Miriam Conceição da Silva
Jovens Negras no YouTube.

Lucélia Santos
Literatura Negra na Educação Infantil.
Projetos de Extensão
Mulheres Lideres em Educação: Da Baixada Fluminense para o mundo (Concluído)
Compreende os 18 meses antecedentes à organização da 6a Conferência Internacional - Women Leading Education. Objetiva formar, ao longo de 2016 e 2017, estudantes para atuação em pesquisas comparativas entre sistemas educacionais diversos - locais, regionais e globais - unindo extensão, pesquisa e docência. Acreditamos que as pesquisas bibliográficas, webconferências preparatórias, produção e propagação de conhecimento sobre a Educação das Mulheres nos continentes participantes fará da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, um locus produtor e propagador de ações educomunicativas e de advocacy.

Aprendendo a Conhecer a Agenda 2030 com ênfase na Fome, Educação e Igualdade de Gênero
Projeto de Extensão promove a parceria entre a UERJ-FEBF/Núcleo Afrodiásporas e o Grupo de Pesquisa nPeriferias do IEA-USP para organizar ações educativas e de difusão sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que compõem a Agenda 2030 da ONU. Apoio: 01 (uma) Bolsa SELIC-UERJ- DEPEXT 6434/2021.
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