Políticas e práticas de educação inclusiva: Processos de escolarização e o trabalho colaborativo entre professores do ensino regular e da educação especial
Este projeto, que foi construído em parceria com os professores da Coordenadoria da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME/DC), tem como objetivo a construção de estratégias para efetivação do trabalho colaborativo entre o professor do ensino especializado e o do ensino comum, que fortaleçam a inserção dos alunos com deficiência nos processos de ensino e aprendizagem.
Estratégias de trabalho colaborativo e o processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual e transtorno global do desenvolvimento
É um curso de extensão voltado para a formação continuada de professores/as cujo o foco é a construção de estratégias de trabalho colaborativo entre o professor do ensino regular e o da educação especial, a fim de qualificar o processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual e transtorno global do desenvolvimento.
Encontros com educadores na baixada fluminense: Diálogos a respeito de inclusão e mediação
Este projeto, construído na interface psicologia e estudos das deficiências, visa criar um espaço-tempo de extensão pautado na perspectiva da educação inclusiva. Tem como proposta oportunizar a criação coletiva de estratégias para os processos de mediação e inclusão educacionais, que constituem hoje questões fundamentais para a atividade dos profissionais da educação.