Marca Promovide
Facebook Instagram
NUPPEEI - Núcleo de Políticas e Práticas de Educação Especial e Inclusiva
NEPIE
Núcleo de Políticas e Práticas de Educação Especial e Inclusiva
Coordenação: Profa. Dra. Flavia Faissal e Prof. Hector Calixto

O Nuppeei é um coletivo de professores/as que tem como foco as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial e inclusiva. Desenvolve uma série de atividades no escopo do ensino, da pesquisa e da extensão em parceria com outras instituições de ensino superior (UFRRJ), com sistemas públicos de ensino (SME/Duque de Caxias) e instituições de ensino (IBC). Nossos interesses abarcam uma diversidade de temáticas da área, tais como: políticas de educação inclusiva; práticas educacionais no contexto da educação inclusiva; atendimento educacional especializado; tecnologia assistiva no processo de escolarização, desenvolvimento humano marcado pela condição da deficiência; educação bilíngue para Surdos; letramento de Surdos em segunda língua; ensino de Libras na formação de professores; mediação dos processos educativos e de inclusão na escola regular, formação docente continuada.
Projetos de Pesquisas
O estatuto da tecnologia assistiva nas políticas e práticas de escolarização dos alunos público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
O objetivo dessa pesquisa é, a partir da abordagem dos Ciclos de Política de S. Ball e R. Bowe, analisar o estatuto das Tecnologias Assistivas como suporte ao processo de escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial nas diretrizes internacionais e nacionais das políticas de educação inclusiva e nas suas traduções na rede pública de ensino do município de Duque de Caxias/RJ.
Projetos de Extensão
Políticas e práticas de educação inclusiva: Processos de escolarização e o trabalho colaborativo entre professores do ensino regular e da educação especial
Este projeto, que foi construído em parceria com os professores da Coordenadoria da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME/DC), tem como objetivo a construção de estratégias para efetivação do trabalho colaborativo entre o professor do ensino especializado e o do ensino comum, que fortaleçam a inserção dos alunos com deficiência nos processos de ensino e aprendizagem.
Estratégias de trabalho colaborativo e o processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual e transtorno global do desenvolvimento
É um curso de extensão voltado para a formação continuada de professores/as cujo o foco é a construção de estratégias de trabalho colaborativo entre o professor do ensino regular e o da educação especial, a fim de qualificar o processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual e transtorno global do desenvolvimento.
Encontros com educadores na baixada fluminense: Diálogos a respeito de inclusão e mediação
Este projeto, construído na interface psicologia e estudos das deficiências, visa criar um espaço-tempo de extensão pautado na perspectiva da educação inclusiva. Tem como proposta oportunizar a criação coletiva de estratégias para os processos de mediação e inclusão educacionais, que constituem hoje questões fundamentais para a atividade dos profissionais da educação.
Biblioteca para Download
Fale Conosco
Promovide Marca Apoio CAPES
Endereço Faculdade de Educação da
Baixada Fluminense - UERJ
  Rua Gal. Manoel Rabelo, s/ número
Vila São Luís, Duque de Caxias - RJ
Endereço (21) 2771-2537
© Copyright PROMOVIDE. Todos os direitos reservados. Website desenvolvido por LALOCO